Jorge Broide é psicanalista e analista institucional, membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é doutor em Psicologia Social pela mesma instituição e professor de seu curso de graduação em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP).
Diretor do Centro de Defesa de Direitos Humanos de Osasco na década de 1970, foi um dos idealizadores, fundadores e membro do Comitê Organizador Internacional do I e II Encontro de psicanalistas e psicólogos marxistas promovido pelo Comitê Organizador Internacional e pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana (Cuba) em 1986 e 1988.
Autor de Psicanálise nas situações sociais críticas. Violência, juventude e periferia: em uma abordagem grupal (Juruá, 2008), e coautor e/ou coordenador nas obras: Butantã: um bairro em movimento. Memória, vida e transformação (Versal, 2013); A psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenções (Escuta, 2015) e População de rua: pesquisa social participativa (Juruá, 2018). É coordenador da Coleção Práxis Psicanalítica da Juruá Editora e membro da Comissão Científica da Editora Escuta.