APRESENTAÇÃO

Em seu ensaio “O mal-estar na cultura” (1930), Sigmund Freud (1856-1939) deixa claro que não faz distinção entre os termos “cultura” e “civilização”, na medida em que é por meio da apropriação da Kultur (conjunto de produções humanas, tanto sociais quanto culturais) que o sujeito realiza a sua Bildung (formação pessoal). Se à época de Freud, contudo, esse exercício cotidiano, constitutivo da subjetividade, é resultado de um autodomínio que forma a interioridade, do que seria ele fruto na atualidade?

Imersas no desamparo e no desalento, submetidas à desconstrução dos mecanismos sociais que vinculam a nossa experiência pessoal à das gerações passadas – um dos fenômenos mais característicos do final do século XX – e que hoje atinge de maneira nociva os processos de transmissão geracional, as subjetividades contemporâneas encontram-se sujeitas não só às luzes, mas também ao “escuro” de seu tempo.

Entendendo o contemporâneo como o inatual, um tempo constituído de diferentes temporalidades, um “entrelugar paradoxal”, como sugere o filósofo italiano Giorgio Agamben (1942- ) em seu ensaio “O que é o contemporâneo?” (2006), a Revista Cultura no Divã – Relações contemporâneas entre psicanálise e cultura (ISSN 2446-8282) encontra-se ativamente implicada neste exercício de “apropriação da Kultur”, jamais plenamente alcançado, que equivale a “neutralizar as luzes que provêm da época para [nelas] descobrir as suas trevas”, a sua íntima obscuridade.

E por que isto deveria nos interessar? A resposta de Agamben é precisa: “Contemporâneo é aquele que percebe o escuro de seu tempo como algo que lhe concerne e não cessa de interpelá-lo, algo que, mais do que toda luz, dirige-se direta e singularmente a ele”. Ou, como atesta a vida e a obra de Sigmund Freud, “contemporâneo é aquele que recebe em pleno rosto o facho de trevas que provém de seu tempo”, por meio do qual realiza a sua Bildung.
.

CRONOGRAMA DE PUBLICAÇÃO

Com publicações semanais que, ao final de cada mês, compõem o número mensal, a Revista Cultura no Divã – Relações contemporâneas entre psicanálise e cultura conta com três colunistas – os psicanalistas e professores Giovanna Bartucci, Maria Inês de Assumpção Fernandes e Miguel Gutiérrez-Pelaéz, cujos artigos inéditos são publicados às quintas-feiras – e com um quarto colaborador mensal convidado oriundo do campo das artes, da literatura ou da crítica em geral, cujo artigo, fotografia, poesia ou conto, também inédito, é veiculado na quarta quinta-feira do mês.

A Revista também se dedica a produzir vídeos – publicados sempre na primeira segunda-feira do mês – em que conversa com psicanalistas, filósofos, literatos, críticos de arte, artistas sobre o tema em pauta. E, com o intuito de manter sempre vivo o espírito freudiano, o Editorial de cada número é publicado après-coup (nachträglich) – ao final de cada mês –, de maneira a ressignificar as temáticas trabalhadas ao longo desse período em função de novas experiências e reflexões, conferindo-lhes um novo sentido.
.

SISTEMAS DE BUSCA

Para tornar os artigos, vídeos, áudios e produções artísticas de fácil acesso ao assinante ou visitante, disponibilizamos múltiplas formas de busca.

Na lateral direita de cada página se encontra o item Pesquisar, que é um guia para conteúdos específicos do site, pois cruza as informações de todos os conteúdos de forma a facilitar sua leitura. Basta digitar na caixa Palavra-Chave o termo ou expressão que deseja encontrar e clicar no botão Pesquisar. É possível ainda pesquisar por essa palavra-chave em uma categoria específica de conteúdo como Artigos ou Entrevistas, tornando mais fácil encontrar materiais sobre o tema pesquisado. Exemplo: Buscar por “Sigmund Freud” na categoria Artigos resultará em todos os artigos que fazem menção a esse autor.

Na página Entrevistas, é possível encontrar, seja por ano ou por ordem alfabética dos títulos das publicações, tanto os Áudios das Conversas realizadas com nossos convidados no ano de 2014, quanto os Vídeos agora publicados pela Revista.

Caso o assinante ou visitante queira ter acesso a uma curta apresentação dos Autores ou dos Colaboradores, deverá selecionar a página Autores e/ou Entrevistas e clicar no nome escolhido. E para ter reunidas em uma única página todas as colaborações daquele Autor ou Colaborador, basta clicar nas palavras-chaves abaixo do subitem Temas Abordados.

A página Anteriores tem como objetivo congregar os números já publicados pela Revista, por número e volume, ou seja, mês e ano de publicação. Aqui também é possível encontrar o Sumário do número de publicação em curso.
.

RECEPÇÃO DE INÉDITOS

A Revista Cultura no Divã – Relações contemporâneas entre psicanálise e cultura também recebe fotografias, contos, poemas, críticas e artigos inéditos de autores que se identifiquem com a sua linha editorial. Os textos devem conter entre 3.000 e 4.000 caracteres com espaço, podendo ser escritos em português, espanhol, francês ou inglês. Os artigos científicos deverão passar por um processo de avaliação por pares cega. No caso de envio de imagem, favor contatar a Revista para a indicação dos parâmetros. Pedimos que todo o material seja endereçado para o e-mail contato@culturanodiva.com

A Revista Cultura no Divã – Relações contemporâneas entre psicanálise e cultura (ISSN 2446-8282) é uma publicação independente e sem fins lucrativos dedicada a pensar as relações contemporâneas entre psicanálise e cultura.

A reprodução parcial dos artigos, bem como de conteúdo de áudios e vídeos, é autorizada desde que acompanhada das devidas referências, conforme o modelo de citação no Expediente no rodapé da Revista.