Giovanna BartucciGiovanna Bartucci é psicanalista. Ph. D., é membro efetivo paulista da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Foi membro efetivo (1993-2007) do Departamento Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (SP), onde fez parte do seu Conselho Diretivo Provisório (gestão: 1999-2000) e do grupo de trabalho Inquietações da Clínica Cotidiana (1995-).

Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sua atuação como supervisora e docente universitária esteve sempre voltada para as práticas clínicas. Graduada também em Rhetoric (Estética da Recepção) pelo Bates College (ME, EUA), com Full Scholarship, é crítica filiada à Associação Brasileira de Críticos de Arte – Seção São Paulo (abca-SP) e membro associado da MLA  Modern Language Association (EUA).

Autora de Onde tudo acontece ─ cultura e psicanálise no século XXI (Civilização Brasileira), Prêmio Jabuti 2014 (categoria Psicologia e Psicanálise, 3º lugar); Fragilidade absoluta ─ ensaios sobre psicanálise e contemporaneidade (Planeta); Borges: a realidade da construção – literatura e psicanálise (Imago) e Duras: a doença da morte – um direito de asilo (Annablume), é idealizadora e organizadora da coleção Psicanálise e Estéticas de Subjetivação (Imago), composta por volumes sobre cinema, literatura e artes plásticas.

Com traduções de ensaios seus publicadas na França, na Bélgica, no Canadá e na Argentina, atua como assessora e consultora ad hoc para editoras e revistas especializadas. É editora associada da revista Avances en Psicología Latinoamericana (Universidad del Rosario, Bogotá, Colômbia). Conduz as seguintes linhas de investigação: Novos Paradigmas e Método – Acerca da Psicanálise no Contemporâneo, e Psicanálise e Estéticas de Subjetivação – Cultura e Constituição de Subjetividade.