Maria Inês Assumpção Fernandes é professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), com tese de livre-docência sobre Mestiçagem e Ideologia (2004). Docente desde 1977 no IPUSP, atuando na graduação e na pós-graduação, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão nas áreas de saúde mental, processos coletivos, grupais e institucionais, nestes últimos considerando-se famílias e casais, também coordena o Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (LAPSO).

Foi fundadora da Associação Brasileira para o Ensino da Psicologia (ABEP) e membro de sua primeira gestão, e representante do Programa de Psicologia Social junto à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), a partir de 1994.

Em nível internacional, participa de projetos de pesquisa e intervenção com o Institut de Recherche en Psychothérapie (IRP, Paris, França), desde 2007, e com a UNESCO, por intermédio da Chaire en Santé Sexuelle et Droits Humains, a partir de 2010. Atua também em projetos de intercâmbio de docentes com a Argentina, Cuba, México e Uruguai, desde 1997; com a França, por meio da Université Lumière-Lyon II e da European Federation Psychoanalytic Psychotherapy (EFPP), a partir de 2005. Participou ainda, em 2012, por intermédio da Université Paris-Descartes, de banca internacional de concurso (HDR − Habilitation à Diriger des Recherches).